Perfil do artista: João Chaves

João Chaves é desenhista, estudante de Arquitetura e Urbanismo, e quando criança, tinha como brincadeira preferida desenhar e pintar. Os animes, HQ’s, mangás e tirinhas de jornal influenciaram e aumentaram o interesse de João pelo desenho, que aos poucos deixou de ser brincadeira e ganhou um toque de seriedade.

Apesar de não ter condições de usufruir de um curso de desenho e pintura, João contou com a ajuda de amigos que o ensinaram a aperfeiçoar a técnica do desenho. Especialmente Joarez Lisboa, que cedia materiais e compartilhava seu conhecimento.


“A maioria dos meus amigos sempre desenharam e isso foi o que fizemos juntos, por muito tempo. A técnica do desenho foi se aperfeiçoando de um modo natural, sem muita cobrança.”

 

Nessas aulas, João e seus amigos tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre História da Arte e o próprio desenho. Nesse mesmo período, começou a conhecer novos materiais e técnicas. Pintura a óleo, desenhos a carvão, crayon, aquarela, grafite e nanquim começaram a fazer parte da vida e do repertório do artista.

Mais tarde, na faculdade de Arquitetura e Urbanismo, pode fazer contato com outros campos da arte e dessa forma, começou a perceber o poder da mesma. A partir de então, seus trabalhos ganharam um papel de reflexão sobre as definições e a própria sociedade contemporânea. Suas maiores fontes de inspiração são a natureza e o espaço urbano. Utiliza preferencialmente a aquarela e tinta óleo, materiais que mais o agradam esteticamente.

Conheça alguns trabalhos do artista:


 

 

Estudante de Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto, redatora e mídias sociais na agência Agávea.